Este é um blog que trata de Arte, Música, Humor, Filmes, Quadrinhos, Desenhos Animados e tem como objetivo propagar o Metal brasileiro!
Divirta-se!
COMPRE SEMPRE CD's ORIGINAIS E ASSISTA AOS SHOWS DAS BANDAS BRASILEIRAS!
COMPRE HQ's ORIGINAIS NAS BANCAS E COMIC SHOPS
DIVULGUE SUA BANDA AQUI
Envie-nos material sobre sua banda e anuncie shows!
apavablog@gmail.com
Apava é uma supressão da palavra "apavorado". Em tempos de desespero, usa-se o "apava mode: on". Muita coisa pode dar certo no apava mode.
Acalme seus nervos ou tenha logo um colapso.

7 de mar de 2012

Robert Crumb

Robert Crumb é um cartonista Americano que no final dos anos 60, surge como um dos ícones da contra-cultura da época, através de sua primeira criação de sucesso, a revista Zap Comix, Crumb marca o inicio do movimento Underground dos quadrinhos.

Estreando em 1968, a Zap Comix # 1 se destacou por ser uma revista em quadrinhos totalmente inovadora, que prometia quebrar com o Comics Code Authority, o mesmo código que mantinha os quadrinhos limitados à caretice moralista do politicamente correto.

Rotulada como "Recomendável somente para Adultos Intelectuais", a Zap, contou com a estréia da conhecida obra de Robert Crumb, intitulada "Keep on Truckin '", que se trata de um riff visual sobre as letras de Blind Boy Fuller na música "Truckin' My Blues Away", e não demorou muito para virar imagens icônicas da era Hippie


Outra aparição na revista, foi do guru espiritual, Mr. Natural e seu discípulo neurótico, Flakey Floont, numa trama lotada de criticas sociais.
Mr Natural

Mais tarde, Mr Natural rompeu as fronteiras da Revista Zap e ganhou uma revista própria, dando confiança a Crumb para dedicar-se a projetos paralelos, destacando-se entre eles, o infame Fritz The Cat.

Baixar Quadrinhos:

ZAP COMIX: O GIBI QUE TE DEIXA LIGADO
Scans por Rapadura Açucarada

Sinopse: 
A revista Zap Comix não foi a primeira publicação alternativa de quadrinhos, mas seu sucesso fez eclodir o movimento que consolidou o Comix Underground (o quadrinho alternativo norte-americano: comix diferencia-se dos comics comerciais) e seu criador, o abilolado Robert Crumb, é considerado o influenciador dos artistas que se preocupam em fazer quadrinhos fora das convenções do mainstream. 

MR. NATURAL VAI PARA O HOSPÍCIO - R. CRUMB
Scans por Rapadura Açucarada
Sinopse:  
Sarcástico, sacana, e o mais louco dos gurus, Mr. Natural ensina o caminho a seguir, mesmo que a pessoa não queira ir por ele. Uma crítica tão mordaz, de Crumb, ao fato de as pessoas estarem sempre procurando alguém para seguir, quanto o é A Vida de Brian, do grupo inglês Monty Python.

FRITZ THE CAT - R. CRUMB
Scans por GRIMM

Sinopse:
Coletânea das histórias de Fritz the Cat, desde a criação do personagem até sua última aventura. Ao todo, são 13 histórias, além de pin-ups e materiais relacionados ao gato sacana criado por Robert Crumb, com produção datada entre 1959 e 1972.
Fritz é preguiçoso, encrenqueiro e boca-suja, um rebelde sem causa que adora dar uns "tapas" e vive atrás de uma gata (ou coelha, cachorra, jacaré, avestruz, rata... enfim, toda espécie de animal fêmea) para se divertir.


ROBERT CRUMB: BLUES
Scans por HQ Digital
Sinopse: 
O mais conceituado artista do movimento underground norte-americano, o quadrinhista Robert Crumb, sempre foi um apreciador da música negra de seu país, especialmente o Blues. Colecionador dos chamados race records, os discos de 78 rotações dos cantores ou grupos das décadas de 1920 e 1930, o artista chegou a montar um grupo, R. Crumb and his Cheap Suit Serenaders.
Além disso, sua paixão por este tipo de música levou-o a ilustrar capas de discos, cards  que trazem as biografias de músicos, cartazes de shows e lojas de discos antigos e, claro, histórias em quadrinhos que enfocam o ambiente musical, seus intérpretes e as letras das músicas, em verdadeiros clipes quadrinhográficos.


BOB & HARV: DOIS ANTI-HERÓIS AMERICANOS
Scans por Rapadura Açucarada
Sinopse: 
Harvey Pekar nunca teve outra ambição além de contar fatos rotineiros da sua vida. Algo pouco interessante à primeira vista, já que ele era um simples arquivista de hospital em Cleveland - uma cidade "desimportante" dos Estados Unidos. Mesmo assim, ele colocou no papel coisas como sua paixão por discos raros de jazz, técnicas para enfrentar velhinhas em filas de supermercados e outras histórias. Tudo com um humor ranzinza, de um personagem cheio de manias.

AMÉRICA - ROBERT CRUMB
Scans por Rapadura Açucarada

Sinopse:
América traz os trabalhos mais explicitamente críticos e politizados de Robert Crumb. De certa forma, a auto-ironia mesclada à perplexidade e o sarcasmo fundido ao ressentimento e impotência fazem Crumb buscar uma América idílica, vista pelo retrovisor, e despertam nele profundos sentimentos niilistas diante do presente. Talvez por tudo isso, o que chamamos de estilo crumbiano esteja aqui representado com 40 graus de febre.O grande diferencial deste livro em relação às obras de outros "inimigos da América" talvez seja o cinismo e a ironia de Robert Crumb com seus quadrinhos: "meu trabalho é uma visão bastante distorcida da vida e da humanidade. Eu desenho o mundo para tentar entendê-lo".

GÊNESIS - ROBERT CRUMB
Scans por Rapadura Açucarada

Sinopse: 
1O primeiro capítulo da Bíblia sob a ótica e pelo traço de Robert Crumb

MINHA VIDA - ROBERT CRUMB
Scans por Rapadura Açucarada

Sinopse: 
Album de Robert Crumb que conta as desventuras dele mesmo em uma autobiográfia nada convencional. Para quem não sabe quem é este quadrinista, ele é reconhecido como um dos fundadores do movimento underground dos quadrinhos, e é considerado frequentemente como a figura mais proeminente nesse movimento.

KAFKA - ROBERT CRUMB & DAVID ZANE MAIROWITZ
Scans por Rapadura Açucarada

Sinopse:

Uma biografia em um tom leve, divertido e diferente das convencionais, apesar de falar do escritor considerado um dos mais sombrios da era moderna. Assim é o livro Kafka de Crumb, com desenhos de Robert Crumb e texto de David Zane Mairowitz, que não chega a ser uma HQ (história em quadrinhos) nem um livro propriamente dito, mas flutua entre ambos deixando uma gostosa sensação no leitor.

O livro traz o resumo, análise e desenhos das principais obras de Kafka: O Veredito, A Metamorfose, A Toca, Na Colônia Penal, O Processo, O Castelo, Um Artista da Fome e Teatro da Natureza de Oklahoma (ou Amérika). É um ótima introdução para quem deseja conhecer mais sobre o escritor considerado por muitos o marco na escrita do século XX.

2 comentários:

  1. Não estou conseguindo fazer o Download de "Kafka de Crumb."

    ResponderExcluir
  2. O Kafka de Crumb, em português, pode ser encontrado no 4shared:

    http://www.4shared.com/get/J_3Sl6dI/Kafka.html;jsessionid=D4CE995D741221D66AB5A6516FBB68C3.dc332

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.